Botox: Tudo o que você precisa saber

A aplicação de toxina botulínica (popularmente conhecida como Botox) consiste na injeção de pequenas concentrações da substância em músculos da face responsáveis pelas rugas dinâmicas de expressão. O procedimento causa um enfraquecimento ou até a paralisia dos músculos tratados dentro de 3 a 7 dias após as injeções. Isso atenua a contração muscular, causando uma melhora das rugas no local. Esse efeito de desaparecimento ou atenuação da ruga pode durar 3 a 4 meses em média, quando o tratamento poderá novamente ser indicado.

Podem ser tratadas as rugas existentes entre as sobrancelhas (rugas do “bravo” ou “preocupação”), ao redor dos olhos (“pés de galinha”), testa (rugas de “assustado”), nariz (rugas de “cheiro ruim”), queixo (“celulite do queixo”), lábios (atenua o “código de barras”). A toxina botulínica também é utilizada para tratamento de rugas do pescoço e melhora do contorno facial (técnica de Nefertiti Lift), além de tratamentos para suor excessivo em várias regiões do corpo, sorriso gengival e enxaqueca tensional. A aplicação da toxina não elimina todas as rugas, mas atenua as linhas de expressão.

Os resultados dos tratamentos podem ser variáveis de pessoa a pessoa e, inclusive, no mesmo indivíduo um tratamento pode ter duração diferente do outro. Em poucos pacientes a injeção pode não provocar o efeito necessário ou não durar o tempo esperado.

No dia da aplicação da toxina, você será fotografado(a) apenas para controle e acompanhamento da médica que irá fazer o procedimento sendo que essas fotos poderão ser expostas em atividades e/ou reuniões acadêmicas assim como nos congressos nacionais ou internacionais, desde que autorizadas pelo paciente.

Cuidados após aplicação de botox:

Evite massagear ou manipular as áreas tratadas.

  1. Evite ambientes muito quentes, exposição solar logo após a aplicação e atividades físicas 24h após o procedimento.
  2. Desconforto local leve ou discreta vermelhidão nas áreas tratadas podem ocorrer em procedimentos injetáveis. Qualquer outra alteração deve ser comunicada à médica responsável.
  3. Qualquer dúvida sobre o tratamento realizado (resultados, alterações, sintomas etc) deve ser prontamente esclarecido junto à médica que realizou o procedimento.


Riscos e complicações:

Apesar da segurança e longa experiência com o uso de da toxina botulínica, podem ocorrer edema, hematoma (pequenas áreas arroxeadas) ou inflamação locais após as injeções. Estes são geralmente transitórios e totalmente reversíveis.

O tratamento de rugas entre as sobrancelhas e testa com a toxina botulínica pode causar:

1. Queda temporária da pálpebra, em aproximadamente 2% dos pacientes tratados. Este efeito dura aproximadamente 3 a 4 semanas e é reversível.

2. Alterações da sensibilidade. inchaço e dor de cabeça são raramente observados em pacientes submetidos a este procedimento.

Mulheres grávidas ou em fase de amamentação, portadores doenças neurológicas (como Esclerose Lateral Amiotrófica), pacientes com sinais de infecção nos locais de aplicação e crianças não devem ser submetidos ao procedimento.

Pacientes em tratamento com antibióticos do tipo aminoglicosídeos ou outras drogas que interfiram na transmissão neuromuscular devem ser avaliados com extrema precaução para o tratamento com botox.