Laser de CO2: o que ele é capaz de fazer por você

O laser de CO2 é uma tecnologia capaz de estimular colágeno novo, melhorar textura, brilho e viço da pele, amenizar rugas, cicatrizes e estrias, reduzir poros, homogeneizar a tonalidade da pele e eliminar alguns tipos de manchas. Ou seja, um importante aliado para homens e mulheres que procuram ter uma pele mais atraente e renovada.

Aqui se aplica os velhos dizeres que costumamos ver tanto nas avenidas em obras nas ruas de Goiânia: “os transtornos passam, mas os benefícios ficam!”


Mas como funciona esse laser?

Trata-se de uma máquina capaz de disparar feixes de luz que são altamente absorvidos pela água da nossa pele. Quando essa luz é absorvida por essa água, uma energia em forma de calor é liberada, causando uma espécie de queimadura controlada. Essa queimadura é capaz de estimular colágeno novo, de melhor qualidade e mais organizado durante o processo de cicatrização.


Por que falam tanto em laser de CO2 “fracionado”?

Atualmente, a tecnologia do laser de CO2 vem sendo largamente utilizada na forma fracionada: essa luz é dividida em vários pequenos fachos, deixando áreas de pele sã circundando os pontinhos de queimadura do laser. Isso permite uma cicatrização mais rápida dessa “queimadura controlada”, ou seja, a parte do “transtorno” dura em torno de 4 a 7 dias.


Como é essa parte do “transtorno” causado pelo procedimento?

Durante o procedimento, mesmo fazendo uso de pomada anestésica, você pode sentir um desconforto causado pela aplicação do laser. Após o procedimento, a pele fica vermelha e inchada. Uma sensação de calor e ardor na pele pode persistir por até uma hora após o procedimento, e tende a cessar gradativamente com uso de compressas frias. Após o procedimento, você conseguirá visualizar pontinhos brancos formando desenhos gradeados na pele. Esses pontinhos vão escurecendo e formando casquinhas amarronzadas, que vão se destacando da pele gradativamente. Nas áreas em que o tratamento foi mais intenso, as casquinhas demoram mais para se soltar. A descamação se completa em torno de 5 a 10 dias a depender da intensidade do tratamento.


Quando vou começar a ver os benefícios do CO2?

Você pode começar a notar os benefícios após a recuperação da primeira sessão de laser, mas geralmente preconiza-se pelo menos 3 sessões de laser com intervalo de 30 a 60 dias para melhores resultados. Dependendo da patologia de pele, mais sessões podem ser indicadas para se alcançar os resultados esperados. O colágeno da pele continua sendo remodelado por até 3 meses após uma sessão de laser, então os resultados continuam a aparecer nesse período.


Cuidados antes e depois do laser:

  • A pele é preparada para o procedimento com cremes a base de ácidos, por um período que varia de 2 semanas a 2 meses antes do procedimento. Suspender o uso desses cremes 5 a 7 dias antes do procedimento
  • Para se fazer esse laser, aconselha-se que a pessoa não esteja bronzeada.
  • Como o calor gerado na pele durante o procedimento é intenso, utilizamos medicações para prevenir infecções de herpes, iniciados 2 dias antes do procedimento e estendidos por 5 dias após o mesmo.
  • No dia do procedimento, você permanecerá com uma pomada anestésica no local a ser tratado por 1 hora, além de tomar um analgésico meia hora antes do procedimento.
  • Após o procedimento, orientamos o uso de compressas geladas, hidratantes hipoalergênicos e protetor solar de 3/3h até a descamação da pele acabar.
  • Quando a descamação acabar, retome o uso dos cremes prescritos pela sua dermatologista.
  • Após o procedimento, evite o sol por um período de 30 a 40 dias.