Doutor, tenho uma irritação nas mãos!

Eczema (ou dermatite) das mãos é uma inflamação da pele das mãos. As mãos costumam ficar com áreas avermelhadas, ressecadas, ásperas, descamativas e com tendência a rachar. Às vezes, surgem pequenas bolhas duras, cheias de líquido. A pessoa geralmente se queixa de ressecamento, “pinicação”, coceira ou mesmo dor. A palma das mãos é a área mais frequentemente afetada, seguida pelos dedos e pelas costas da mão. Não é uma doença contagiosa.


* Quais são os tipos de dermatite nas mãos?


Podemos distinguir dois tipos de dermatite das mãos:


1) Dermatite de Contato por Irritantes: é devido ao contato contínuo da pele com substâncias que são irritantes. Exemplos: lavar as mãos frequentemente e uso de detergentes e produtos cáusticos, como água sanitária. Também contribuem para a piora desta dermatite a umidade, a oclusão (como o uso de luvas de borracha por muito tempo), o suor e a fricção.

É o tipo de dermatite mais frequente nas mãos e pode aparecer em qualquer pessoa que esteja exposta a estas situações.


2) Dermatite de Contato Alérgica: deve-se ao contato com uma substância específica à qual a pessoa se tornou alérgica anteriormente. Para provar isso, devem ser realizados testes de alergia (testes epicutâneos), que não são indicados em todos os casos. Geralmente estas alergias são para a vida, então você sempre tem que evitar a substância a que é alérgico.


* O que devo fazer para evitar o eczema das mãos ou melhorá-lo?


- Evite a lavagem excessiva das mãos. Se a sua profissão exigir isso (por exemplo, profissional de saúde), substitua o lavar com água e sabão por desinfetantes à base de álcool gel com substâncias hidratantes (nos mercados e farmácias, existem opções de álcool gel com glicerina, aloe vera etc).

- Evite usar água muito quente, mesmo usando luvas. É melhor usar água morna.

- Evite sabonetes fortes ou perfumados. É preferível usar produtos sem sabão e sem perfumes.

- Remova os anéis antes de fazer um trabalho molhado ou lavar as mãos, pois eles geralmente acumulam substâncias irritantes e podem piorar a dermatite neste local.

- Quando for secar as mãos, melhor dar tapinhas ao invés de esfregá-las com a toalha.

- Aplique hidratantes após a lavagem das mãos. Quando a pele está muito seca, aqueles mais oleosos (como pomadas) parecem funcionar melhor, mas podem ser desconfortáveis ​​e atrapalhar os trabalhos manuais diários.

- Evite o contato com substâncias irritantes, como sabonetes, detergentes, produtos cáusticos (água sanitária), solventes, esponjas, etc.

- Ao lavar os cabelos, recomenda-se usar luvas de vinil. Se isto não for possível, use a mão que é menos afetada pela dermatite para massagear o shampoo nos cabelos.

- Ao preparar alimentos, tente minimizar o contato com suco de frutas, frutas, legumes, carne crua, cebola e alho utilizando luvas.

- Se possível, considere o uso de uma máquina de lavar louça ao invés de lavá-las à mão.

- Se, após os testes de contato com o dermatologista ou alergista, você for alérgico a alguma substância, evite o contato com produtos que contenham as substâncias descritas no seu teste.

- É aconselhável usar luvas de algodão sob luvas de borracha, pois a transpiração pode piorar o eczema.

- Use luvas de algodão para fazer tarefas domésticas em geral (por exemplo, limpar o pó), bem como manipular tecidos ou papelão.


O diagnóstico correto do tipo de eczema ajuda muito no adequado controle da doença. Seu dermatologista de confiança será um grande aliado no diagnóstico e controle da dermatite de mãos, auxiliando a encontrar os cremes e tratamentos mais indicados para seu caso, bem como na diferenciação do tipo de dermatite que te acomete.