Sculptra®: Como repor colágeno ao longo do tempo?
O colágeno é um tipo de proteína produzida pelo nosso organismo, cuja principal função é dar firmeza, elasticidade e sustentação à pele. Com o tempo, nossa produção de colágeno é reduzida e a pele começa a apresentar rugas, flacidez e perda do contorno facial. A partir dos 30 anos começamos a notar essa diminuição na produção de colágeno.
Um novo conceito em rejuvenescimento tem se consolidado nos consultórios dermatológicos. Diferente dos preenchedores e toxina botulínica, os bioestimuladores de colágeno entram com uma proposta de combate à flacidez, contribuindo para um rejuvenescimento 3D. Vamos falar hoje sobre o Sculptra®, um bioestimulador de colágeno que vem ganhando destaque entre os procedimentos dermatológicos.
O QUE É UM BIOESTIMULADOR?
É uma substância que tem a capacidade de estimular uma reação biológica no organismo. No caso do Sculptra®, essa substância é o ácido poli-L-láctico, capaz de provocar uma reação inflamatória controlada no local onde é injetado, levando a um aumento na produção do colágeno e diminuindo a flacidez na pele tratada.
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE UM BIOESTIMULADOR E UM PREENCHEDOR?
- O bioestimulador vai atuar naturalmente no organismo e estimular a produção interna de colágeno, enquanto o preenchedor vai ocupar uma área onde falta gordura ou sustentação, ou seja, “preenchendo” uma ruga.
- O preenchedor tem efeito imediato, enquanto o bioestimulador pode demorar de 1 a 6 meses para se observar o resultado, pois a produção de colágeno pelo próprio organismo é lenta.
- Os resultados do preenchedor podem ser visíveis até 18 meses, enquanto os resultados do bioestimulador podem ser visíveis por 25 meses ou mais.
- O bioestimulador é capaz de tratar a face de forma global, atuando inclusive na flacidez, onde o preenchedor não atua.
E VOCÊ SABIA QUE É POSSÍVEL ESTIMULAR SEU ORGANISMO A PRODUZIR E REPOR O COLÁGENO PERDIDO COM A IDADE?
O Sculptra® é capaz de atuar tanto na prevenção quanto no tratamento da flacidez a partir dos 30 anos de idade. É uma substância completamente absorvida pelo organismo em torno de 18 meses, mas o colágeno produzido através do seu estímulo ainda é visível por 2 a 3 anos após o tratamento.
Trabalhos realizados com biópsia de pele tratada com esse bioestimulador revelaram um aumento de 66% na quantidade de colágeno no local tratado após 3 meses do tratamento. Não existe, até o momento, nenhum outro tratamento oral, injetável ou tecnologia que aumente tanto a produção endógena de colágeno no organismo.
O ácido poli-L-láctico é um produto utilizado na dermatologia há mais de 18 anos como preenchedor, com dezenas de trabalhos publicados atestando sua segurança e eficácia. Sua utilização como bioestimulador, com um conceito mais orgânico e com resultados mais naturais é mais recente.
COMO É O PROCEDIMENTO?
Trata-se de procedimento minimamente invasivo, feito apenas com anestesia em creme, sendo injetado profundamente na pele em pontos estratégicos para melhorar o suporte ósseo, de gordura e flacidez do rosto - cada paciente terá um tratamento diferente, com indicações muito individuais.
Após o procedimento, indica-se fazer massagem nos locais tratados 5 vezes ao dia por 5 minutos por 5 dias para melhor difusão do produto.
Costuma-se fazer a aplicação de um frasco na região a ser tratada por década de vida a partir dos 30 anos de idade, com intervalo médio entre um frasco e outro de 30 a 60 dias. Por exemplo, indica-se fazer 2 a 3 frascos para uma paciente de 50 anos, dependendo do nível de flacidez.
Os resultados são graduais e começam a surgir a partir da terceira semana após a primeira sessão, sendo principalmente mais visíveis após seis meses.
QUEM PODE FAZER SCULPTRA®?
Homens e mulheres entre 30 a 70 anos de idade. Quanto mais cedo se começa a fazer o tratamento, melhor se atua na prevenção da flacidez, pois o paciente acaba fazendo uma “poupança” de colágeno mais precocemente, estando com menos flacidez nos anos subsequentes ao tratamento. Os pacientes mais jovens e com hábitos de vida saudáveis (boa dieta e exercícios físicos) também costumam ter uma resposta melhor na produção de colágeno.
QUEM NÃO PODE FAZER SCULPTRA®?
- Pacientes com doenças auto-imunes;
- Portadores de preenchedores definitivos (como PMMA);
- Gestantes e mulheres amamentando;
- Pacientes com tendências a cicatrizes hipertróficas e queloideanas.
QUEM SÃO OS PACIENTES MAIS INDICADOS PARA ESSE TRATAMENTO?
- Pacientes que desejam um resultado natural;
- Pacientes que têm “medo” de preenchimento;
- Praticantes de muita atividade física (o Sculptra® dura bem mais que preenchedores nesse tipo de paciente);
- Portadores de flacidez genética;
- Entraram na menopausa e estão flácidas;
- Perderam peso rápido (dieta ou cirurgia bariátrica);
- Querem prevenir o envelhecimento.
Se interessou pelo tratamento? Procure seu dermatologista de confiança para avaliar se o Sculptra® é um bom procedimento para seu caso. Um profissional cuidadoso e atencioso faz toda diferença na segurança e bons resultados do tratamento!